A tradiçao do Papai Noel no Brasil

(1)Todas as Crianças e mesmo determinados pais acreditam no Papai Noel. A sua aparência alegre lembra muito a grandiosa maravilha dos ares do inverno, estar perto dos amigos e, naturalmente, repletos de surpresas.

Se as Crianças se comportaram bem durante o ano inteiro, a festa do Nascimento de Jesus traz para eles boas surpresas. Mas, quem é o vovôsorridente, quando ele apareceu e qual é a sua história?

Vários de nós acham difícil falar para as crianças o que é “a verdade”, e o que é “fantasia” em relação à tradição do Papai Noel no Brasil. E nem todos nós sabemos que São Nicolau não é uma invenção ou um personagem mágico, mas uma figurareal.

O que sabemos com certeza

O antecedente do Papai Noel é o próprio São Nicolau – o protetor dos marinheiros, pescadores e dos bebês. Este cristão viveu em Bizâncio no século 3 a.C. Ele veio ao mundo na cidade de Patara, na Ásia Menor e virou bispo na cidade de Mirra, na atual Turquia.

Desde a infância, Nicolau mostrou compromisso com a virtude, a vida religiosa e a nobreza. Uma vez, ele lançou uma bolsa cheia de moedas em uma janela aberta de um pobre vendedor. Este comerciante queria vender suas 3 filhas, porque ele não podia fornecer qualquer herança.

A aparência de São Nicolau está associada aos valores humanos mais elevados de fé profunda em Deus e na justiça existente na terra. Não é o ouro que governa o mundo, mas o amor, a justiça, a moralidade e a abnegação. E uma vez por ano, em uma fantástica noite de inverno, cada um de nós tem uma oportunidade de fazer os nossos entes queridos alegres e fazer isso de maneira gentil.

A tradição do Papai Noel no Brasil moderna

A ideia de um vovô generoso com cabelos brancos e uma barba, cruzando os céus em seu trenó e entregando presentes para as pessoas ao redor do mundo é uma ideia, criada para apresentar os princípios do Natal.

O artista americano Heden Sunblum é o responsável por isso. Em 1931, ele personificou a ideia do Papai Noel como entendemos hoje, através de um pedido da marca Coca-Cola.

As publicidades têm afetado grandemente a imagem do velhinho generoso. O belo manto do bispo virou um manto de cores vermelho brilhante. O vermelho tem sido o emblema da empresa desde o momento de sua fundação.